TURÁ, UM FESTIVAL DE SENSAÇÕES INIMAGINÁVEIS CELEBROU A CULTURA BRASILEIRA EM DOIS DIAS DE EVENTO

Os dias 24 e 25 de junho foram inacreditáveis para quem curte a cultura brasileira nas suas diferentes linguagens. Teve samba, rock e rap. Teve dadinho de tapioca, cuscuz e bolinho de pirarucu. Muito Sol. Muita sombra. E teve também muita gente linda, elegante e sincera. Foi assim que o festival Turá ocupou a área externa do Auditório Ibirapuera, no Parque Ibirapuera, em São Paulo. Ao todo, estiveram 30 mil pessoas cantando, dançando e curtindo o evento. Idealizado pela TIME FOR FUN e apresentado pela Hering, o festival fez da sua segunda edição um movimento de afeto, convívio e ativação de memória afetiva — tudo aquilo que ressoa, conecta e representa o que nós, brasileiros, somos. Assim, o Turá se estabelece no calendário de festivais mais aguardados do país.

O primeiro dia de Turá, no sábado, começou com sol quente, deixando o cenário perfeito para uma tarde no parque. Inclusive, a locação do festival acabou se tornando uma das protagonistas desta edição, com fácil circulação e muitas áreas de sombra — as redes nas áreas de descanso foram um hit entre o público presente. A estreia do cantor e compositor Lucas Mamede em festivais deixou um marco neste dia, assim como a presença de Maria Rita e MC Hariel. A programação de DJs entre os shows funcionou de trilha sonora perfeita enquanto as pessoas exploravam as experiências proporcionadas pelo espaço, das comidinhas às ativações dos patrocinadores. O Turá concluiu o seu primeiro dia com os shows de Zeca Pagodinho e de Jorge Ben Jor, dois artistas que estão no panteão da música brasileira e que tão bem representam a riqueza sonora do país.

O festival Turá 2023 também foi sinônimo de responsabilidade social ao executar campanhas de doações, acessibilidade e ações sustentáveis. Como forma de dar maior destaque para causas importantes, o evento evocou a importância do descarte correto de resíduos. O conceito de "aterro zero" buscou evitar o descarte em aterros, promovendo a redução, reutilização, reciclagem e compostagem. A neutralização de carbono, por sua vez, foi encabeçada pela Hering: uma ação que acompanha o festival desde o ano passado e foi pensada como forma de reduzir o impacto ambiental, com a estimativa de compensar cerca de 269 toneladas de emissões de Gases de Efeito Estufa durante os dois dias de festival – em colaboração com a Jundu, plataforma que certifica e comercializa créditos de carbono para proteger ecossistemas em projetos que aceleram a transição para uma economia de baixo carbono.

Com a premissa de garantir um ambiente seguro, o Turá firmou parceria com a plataforma Livre de Assédio (com a proposta de combater qualquer tipo de discriminiação - sexual, moral, racial, entre outros) e criou canais de denúncias e acolhimento, tanto para os prestadores de serviço quanto para o público.

A acessibilidade também se tornou protagonista no Turá, garantindo a inclusão de todos presentes por meio da tradução em libras e aparelho de audiodescrição; um canal de atendimento via WhatsApp e fones de ouvido para pessoas com espectro autista também estavam disponíveis. Houve banheiros, bares e balcões acessíveis nas tendas de alimentação, além da plataforma elevada com visão para o palco. Cardápios em áudio também foram disponibilizados.

O Turá sai de sua segunda edição com a missão cumprida de celebrar a cultura brasileira. Tendo como ponto de partida a música, mas contemplando também outras manifestações que colaboram para a construção da rica identidade do país, como é o caso da gastronomia, o festival já começa a pensar nos próximos passos para 2024.

Além das experiências sonoras e gastronômicas, para reforçar o vínculo com a música brasileira, a Hering apresenta na segunda edição do festival Turá uma série de iniciativas, promovendo conexão e engajamento com o público. Como pano de fundo ao patrocínio do Turá, a marca lança também a campanha "Numa Hering Cabe Tudo", que, assim como o festival, reforça sua identidade democrática: “Fazer parte do Turá novamente em sua segunda edição, para nós, é motivo de orgulho. Além da conexão com a música, conseguimos criar um ponto de fusão entre as pessoas presentes e a pluralidade do evento, que se conectam com a Hering, com a paixão pela cultura brasileira e o DNA da marca”, comenta Fabíola Guimarães, Diretora de Marca Hering. A marca também irá realizar ações surpresa durante o festival. Entre elas, o estande traz a identidade do básico da marca, se assemelhando às suas megalojas, e reforça seus ícones, composto por várias camisetas expostas. O espaço é aberto para quem quiser visitar, participar de dinâmicas com brindes especiais, além de também descansar entre um show e outro.

O Banco do Brasil, também marca presença no festival Turá, evento que celebra a diversidade e pluralidade da cultura brasileira, com experiências interativas que geram conexão ao mesmo tempo que ressaltam a brasilidade. Para trazer a emoção à flor da pele, a atração principal é o escorregador, que mistura alegria e brindes aos participantes. E, não para por aí: com pôsteres coloridos impressos em poucos minutos, os visitantes poderão levar para casa um lambe-lambe com uma foto sua. Para completar a experiência memorável, fotógrafos e maquiadoras estarão disponíveis em um estúdio com luz negra, e também ao redor do estande do BB, ensinando ao público como aproveitar de forma criativa o espaço, para gerar buzz nas redes sociais. Banco do Brasil e Festival Turá: a conexão que estimula e fortalece a nossa cultura.

Pela primeira vez, a Corona será patrocinadora do festival Turá e vai levar para o evento um bar exclusivo de cerveja, servindo chopp Corona em copos 100% sustentáveis — feitos de cana de açúcar. O evento contará com um espaço Corona 100% livre de plástico, instagramável para o público fotografar e se conectar com o lifestyle da marca, além de uma roleta onde as pessoas poderão se divertir e ganhar brindes diversos da marca entre eles bolsa, boné e até chopp.

A Chevrolet, por sua vez, terá um estande em que público encontrará um espaço interativo que reforça a liberdade de expressão, onde canetas estarão disponíveis para personalização livre, além de local instagramável para garantir e compartilhar aquele clique. A estrutura é assinada pela agência V3A. Para fortalecer sua presença no evento, a Chevrolet ainda contará com a participação de um squad de influenciadores que criaram conteúdos relacionados ao Turá e à experiência proporcionada pela marca no evento. Com o patrocínio, a Chevrolet reforça sua identidade e autenticidade, fortalecendo a conexão com o público jovem e mostrando-se presente em momentos marcantes de celebração da cultura brasileira.

Reforçando o posicionamento 'Jameson é Junto', a marca irlandesa de Whiskey Jameson brinda à arte com ações voltadas para um mix de drinkability, experiência e conteúdo, trazendo diversas ativações e o artista brasileiro Lucas Paulucci para ilustrar uma obra interativa do festival. Especialmente desenvolvida para funcionar de forma coletiva, a ativação funciona em uma simbiose entre Jameson, Turá e o público. "O conceito 'Jameson É Junto' realmente conecta os atributos da marca com o Turá e esse ano a nossa proposta é celebrar a arte elevando ainda mais a associação de Jameson com a cultura local. Será um verdadeiro convite para reunir amigos, ou desconhecidos, para experimentar conexões espontâneas e desmistificar o imaginário do whiskey como uma bebida solitária”, pontua Patrícia Cardoso, diretora de marketing da Pernod-Ricard Brasil.

Plax promove o lançamento Colgate Plax Odor Control que conta com uma fórmula avançada, eliminando até 99% das bactérias presentes na boca e língua, proporcionando uma refrescância imediata e duradoura. Durante os dois dias do festival Turá, o público presente poderá participar da experiência retirando as cebolas e alhos da boca que ficará em movimento pelo evento.

Mike’s Ice, drink pronto feito com vodka e suco de limão, também vai estar presente. Com um espaço inconfundível, a marca quer trazer praticidade aos festivais de música e garantir um ambiente divertido, com espaços instagramáveis, o famoso e icônico limoeiro – identidade da marca que remete à naturalidade – e uma a roleta para o público tentar garantir prêmios exclusivos. “O festival Turá é mais uma oportunidade para Mike’s estar perto das pessoas, especialmente aquelas que adoram nosso drink. Queremos que todos se divirtam e que as experiências que proporcionamos garantam boas recordações. A marca está fazendo a história dos festivais e vamos continuar reforçando que Mike’s é a Ice ideal para quem quer curtir bons momentos”, comenta Guilherme Poyares, diretor de marketing de Mike' s.

Pelo segundo ano consecutivo, a Coca-Cola Femsa Brasil levará ao festival Turá um bar com drinks Schweppes. A ativação contará com diferentes mixes de bebidas e ainda será montado um lounge exclusivo da Schweppes, com puffs e guarda-sol, junto ao bar onde o público poderá descontrair e aproveitar os drinks.

A Daki, aplicativo de mercado para essenciais sob demanda, conhecido por ser pioneiro em entregas rápidas no Brasil, tem como missão dar protagonismo ao público e fazê-lo aproveitar os momentos extraordinários da vida. Por isso, pelo segundo ano consecutivo, a marca estará presente no festival Turá. Entre os presentes distribuídos para o público, estarão bandanas, bucket hats, sofás infláveis e os famigerados cupons de descontos, que podem ser utilizados a qualquer momento para compras no app Daki, reforçando o papel da empresa em ser parceira do consumidor independentemente de onde ele estiver. Já a Kombi Daki oferece um espaço ideal para aquela fotografia descontraída com os amigos. Para deixar o ambiente mais agradável, o veículo é todo decorado com cadeiras de praia, pranchas de surf, tambores baixos como mesa de apoio e puffs, garantindo um visual único e inesquecível para os registros.

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