"O REI DOS BOLOS": WORKSHOP GRATUITO ENSINA A PREPARAR O BOLO SOUZA LEÃO, UM CLÁSSICO DE PERNAMBUCO
Da Redação - editorias.obilhetedanoticia@gmail.com
Um dos quitutes mais antigos do país, um patrimônio cultural e imaterial de Pernambuco, um doce de inspiração portuguesa, mas feito com ingredientes muito brasileiros: esse é o bolo Souza Leão, o protagonista do terceiro workshop gratuito que o Instituto Fadaris realiza no dia 27 de março, às 19h, em São Paulo.
Conhecido pela organização do Chef Aprendiz, um curso que forma profissionais da cozinha em comunidades da capital paulista, o Fadaris abre as portas para participantes interessados em conhecer a culinária brasileira. Podem se inscrever pessoas de todas as idades, com ou sem experiência na cozinha.
Durante a noite, o chef Gui Cardadeiro ensinará a preparar e a assar o Souza Leão, um bolo feito de massa de mandioca fermentada (chamada de massa puba), leite de coco, manteiga e ovos. O resultado é uma iguaria que lembra um pudim mais consistente, de sabor bem brasileiro.
A origem do nome do bolo ainda divide os especialistas em cultura popular, mas a teoria mais aceita é a de que ele teria sido criado pela família Souza Leão, proprietária de engenhos de açúcar durante o período colonial. Conta-se que, já durante o Império, o bolo foi servido a Dom Pedro II durante uma visita do monarca a Pernambuco. Por essa razão, o doce também é conhecido como o Rei dos Bolos.
O evento é parte de um ciclo de oficinas em que chefs profissionais ensinam clássicos da gastronomia brasileira ao público em geral. Ao todo serão dez atividades que vão passear por várias regiões do país, pegando carona em seus pratos típicos. As aulas já abordaram receitas como a do virado à paulista e a do acarajé. As próximas terão como tema a cultura e a culinária quilombola, indígena e sustentável. Para aqueles interessados em ir além da cozinha, haverá ainda oficinas de fotografia, inclusive com técnicas para retratar alimentos e bebidas.
As aulas estão sendo realizadas na Casa Chef Aprendiz, em Santo Amaro, na Zona Sul de São Paulo. Ao final de todas as oficinas, há uma pequena degustação dos pratos preparados.
As inscrições podem ser feitas pelos seguintes formulários:
Este evento faz parte do Plano Anual e sua realização é possível através da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) e conta com patrocínio de Biogen, Edenred e Ticket e CTC. Realização Instituto Fadaris, Ministério da Cultura, Governo Federal.
Workshop gratuito de culinária e cultura brasileira
27 de março de 2025, das 19h às 21h30
Bolo Souza Leão, com chef Gui Cardadeiro
Casa Chef Aprendiz
Rua da Fraternidade, 114, Santo Amaro – São Paulo
Sobre o Fadaris
Fundado por Beatriz Mansberger em 2015, o Fadaris - Instituto de Desenvolvimento, Educação e Cidadania, tem como objetivo trabalhar o capital social e cultural das pessoas que participam de suas iniciativas. As atividades desenvolvidas pelo instituto colaboram para uma bagagem mais robusta e sólida sobre a realidade de si, do mundo e das possibilidades que rodeiam os participantes, ao incentivar seu protagonismo por meio da arte e da cidadania.
Comentários
Postar um comentário