RAEL FESTEJA A DIVERSIDADE DA MÚSICA BRASILEIRA EM ONDA, UM ÁLBUM SOBRE O MOVIMENTO

Da Redação - editorias.obilhetedanoticia@gmail.com

Deixar os problemas do lado de fora da pista para dançar, flertar e soltar o corpo é a meta de Onda, o quarto álbum-solo de Rael, que se propõe a viajar por sonoridades vibrantes para se comunicar com o público. O estereótipo do MC combativo que expõe as mazelas sociais nas rimas e nos gestos dá lugar a um músico que nos conduz por uma jornada fluida como a maré ao longo de 14 faixas. “A onda, embora encontre barreiras no seu caminho, nunca cessa o seu movimento”, reflete o artista sobre a sensação deixada pelo disco lançado pela Laboratório Fantasma, que chega nesta quinta-feira, 20 de março, em todas as plataformas de streaming de áudio, acompanhado dos visualizers de cada faixa no canal de YouTube do artista. É impossível ficar parado sem deixar a “onda” te levar através do pagodão baiano, afrobeat, black music, baião, amapiano e, claro, rap. As parcerias de artistas como Ivete Sangalo, Mestrinho, Luedji Luna, Marina Sena, Mano Brown, Ludmilla e outros são reflexo da multiplicidade musical de um disco que já nasce histórico. “É pop com referência da rua, da África, ancestralidade, Nordeste. É diferenciado para não ter cópia”, explica Rael.

“Fazer um disco dançante, que fala de amor, gera até um estranhamento de algumas pessoas do rap. Falam ‘esse cara tá muito levinho’, mas não sabem que por dentro temos vários outros sentimentos”, revela Rael. “Vim da quebrada, passei ‘vários bagulho’. Fazer um disco sobre dança, movimento e alegria é um ato revolucionário”, completa. “Corpos pretos dançantes, pensantes, libertos e esperançosos seguem como ondas resistindo aos novos tempos em busca de futuras conquistas”, diz Dom Filó em participação na faixa que dá nome ao disco, mostrando que ser feliz e dançar não representa alienação.

A produção musical de Onda, assinada com Nave, parceiro de Rael no sucesso “Envolvidão”, acompanha a investigação profunda de ritmos da cultura popular brasileira e africana que o cantor paulistano, com 26 anos de carreira, aprimora a cada lançamento. “Quando a gente faz um disco com essa profundidade musical, dessa pesquisa, é pra mostrar que existe arte nas periferias, têm pessoas preocupadas em trazer coisas novas”, reflete Rael. 

“O álbum tem várias nuances, o conceito de onda mesmo. É como se você entrasse no mar: por mais que queira ficar parado, você não consegue. É um rolê”, explica o artista. O movimento que começa com “Simbora!” — que mistura violão e rap, e abre as portas de uma trilha de sensualidade que atravessará boa parte do álbum — é o caminho para chegar à segunda faixa, “Onda (Citação A Onda)”, lançada como single (ouça aqui), que conta com sample do hit de Cassiano, lenda da música brasileira falecido em 2021, que teve em Mano Brown o seu maior divulgador para a geração de Rael. O rapper do Racionais MC’s assina a participação na faixa em um tom descontraído, diferente do estilo mais sério que o fez conhecido no cenário nacional. Ao final, a música conta com a participação de Dom Filó, DJ, produtor cultural e ativista do movimento negro, ícone dos bailes de black music na década de 1970, em que afirma: “O filósofo Friedrich Nietzsche declarou: ‘Não acredito num Deus que não dance’. E eu, Dom Filó, acrescento, ‘Não acredito num fiel que não se mexa’”.

A animação da batida pop de “Na Pista Sem Lei”, com participação de Rincon Sapiência e FBC, nos transporta para uma festa, convidando o ouvinte para dançar. Primeiro single do álbum, lançado em novembro de 2024, a música remete aos bailes black (ouça aqui), seguindo para “Repara”, sobre um clima de conquista ao som de afrobeat, ritmo do oeste africano. A sensualidade da conquista chega ao ápice com a voz inconfundível de Marina Sena no feat de “Na Minha”. Essa sequência representa os bailes. “Era o lugar que eu ia para celebrar a vida, de aquilombamento, reconhecimento, me sentia fazendo parte de alguma coisa. Fora dali a vida era muito difícil”, lembra Rael. 

“Suave” ocupa o lugar de leveza após um encontro especial. A atmosfera se acalma em uma love song envolvente, para voltar a acelerar em “Outro Nível”, um pagodão baiano em parceria com Ivete Sangalo e DJ Gabriel do Borel. O também baiano Mestrinho assume de forma magistral a sanfona em “Saudade de Lascar”, que a princípio seria tocada pelo pai de Rael. “Ele morreu de COVID-19. Eu já tinha mostrado a música pra ele, que era multi-instrumentista. Engraçado que o nome da música já era esse. Disse ‘na hora certa eu vou te acionar’, porque nem estava pensando em disco ainda”, relembra. 

A sanfona dá lugar ao piano e ao som das ondas do mar em “Meu Iô Iô”, com arranjos refinados e a voz grave e aveludada de Luedji Luna. “Ficou uma música com cara de disco caro, sabe? Remete mais a MPB, mas com uma pegada de neo soul”, analisa o cantor, que conseguiu conciliar diferentes tendências musicais de maneira coesa. “É um disco que sintetiza a minha diversidade musical, tem a minha personalidade”, arremata.

Em outra parceria com Mestrinho, “Na Minha Cabeça” é um reggae sanfonado que se mistura ao forró e tem a cara do Nordeste. Ludmilla surge com sua presença impactante em “Vibe”, também lançada como single (ouça aqui). É o primeiro amapiano criado por Rael, um “ritmo sul-africano que se popularizou agora, ele flerta com house, que é muito pista”, analisa o artista.

A sequência final do álbum explora a sensualidade, começando por “Chá De Lírio”, que continua no continente africano pelo afrobeat acompanhado de um violão acústico e baixo marcante. “Me Deparei Com a Lua” é um reggae característico da trajetória do artista que transita organicamente por diferentes sonoridades populares. A grande celebração criada pelo compositor finaliza com o afrohouse “Até o Sol Raiar”, com a ousadia característica deste momento artístico e pessoal vivido por Rael. “Falo de sexo de uma maneira adulta, romântica e sensual ao mesmo tempo. Estou um pouco mais atrevido nesse disco”, diz.

“Tem dias que a gente cansa e não quer guerrear. Esse disco não é de guerra. Queria que a pessoa apertasse o play e apenas ouvisse. Segui as batidas do coração e acho que as pessoas vão entender isso”, finaliza Rael.

FICHA TÉCNICA - ONDA

Direção artística: Evandro Fióti e Rael

Direção musical: Nave

Co-direção musical: Rael

Direção executiva e A&R: Evandro Fióti

Gerente de produção e A&R: Giselle Said

Produção executiva e A&R: Evandro Fióti, Vanildo Ricardo (Dinho) e Laura Freitas

Assistente de produção: Lucas Morgado

Direção de operações e marketing: Karen Cavalcanti

Gestão marketing: Roberta Guimarães e Laísa Sotero

Coordenadora de Comunicação e Marketing: Ana Paula Pascoaletto

Analista de mídias sociais: Victoria Schnoor

Analista de Marketing: Antonia Ferreira

Designer: Lucas Xavier

Assessoria de imprensa: Trovoa Comunicação 

Assessoria jurídica: Tiago Barbosa, Guilherme Nunes e Guta Braga

Mixagem: Marcelinho Ferraz e Dani Pampuri (Estúdio Head Media) para todas as faixas do álbum, exceto "Me deparei com a lua”, feita por Davi Marroquino 

Masterização: Dani Pampuri e Marcelinho Ferraz nos estúdios, Head Media, The Hive e NRG Recording

Uma produção Laboratório Fantasma dirigida por: Evandro Fióti

Direção de arte e design: GUT Design

Global Head of Design: Murilo Melo

Design Director: André Vervloet (Firulo)

Design: Raul Lima, Yan Esteves, Marcus Prado, Gabriela Barreira e Matheus Franzoni

Redação: Felipe Farah, Arthur Zambone e Matheus Sanches

Motion Design: Marcus Prado e Sabrina Rachid

3D: André Vervloet (Firulo)

Tipografia Logo: Raul Lima

Head de Operações: Claudia Nakahara

Gerente de Projetos: Isabela Quaglio e Adriana Monteiro

Head de RH: Debora Fernanda

CEO: Valéria Barone

1. “Simbora!”

Voz principal: Rael

Letra: Rael

Composição: Rael, Nave, Fejuca, Carlinhos Brown e Alain Tavares

Produção musical: Nave e Fejuca

Arranjo e bateria eletrônica: Nave

Violão e baixo elétrico: Fejuca

Voz Rael gravada no estúdio Horta por Rael e Nave

Bateria eletrônica, violão e baixo elétrico gravados no estúdio Horta por Nave

2. “Onda (Citação A Onda)”, ft. Mano Brown e Dom Filó

Intérpretes: Rael, Mano Brown e Dom Filó

Participações especiais: Mano Brown e Dom Filó

Letra: Rael 

Composição: Rael, Nave, Mano Brown, Dom Filó, Cassiano e Paulo Zdanowski (Cassiano e Paulo Zdanowski são autores gentilmente cedidos por Warner Chappell)

Arranjos e produção musical: Nave

Bateria eletrônica: Nave

Trompete, saxofone e trombone: Filipe Moura

Arranjo de metais: Filipe Moura 

Coro: Camila de Alexandre e Luiza de Alexandre

Guitarra: Mackson Kennedy

Baixo elétrico: Dudinha

Teclado: Herbert Medeiros

Vozes Rael e Mano Brown gravadas no estúdio A Horta por Rael

Voz Dom Filó gravada no Estúdio Cultne por Angelino Albaneze

3. “Na Pista Sem Lei”, ft. Rincon Sapiência e FBC

Intérpretes: Rael, Rincon Sapiência e FBC

Participações especiais: Rincon Sapiência e FBC 

Letra: Rael, Rincon Sapiência e FBC

Composição: Rael, Nave, Rincon Sapiência e FBC

Arranjos e produção musical: Rael e Nave

Arranjo de metais: Filipe Moura

Bateria eletrônica: Nave

Guitarra: Rael

Teclas: Herbert Medeiros

Baixo: Dudinha

Trompete, saxofone e trombone: Filipe Moura

Coro: Camila de Alexandre e Luiza de Alexandre

Voz Rael, guitarra, bateria eletrônica, teclas e coro gravadas no estúdio Horta por Rael e Nave

Voz Rincon Sapiência gravada no estúdio Horta por Nave

Voz FBC gravada no Xeque Mate Estúdios por Pepito

4. “Repara”

Intérprete: Rael 

Letra: Rael

Composição: Rael e Nave

Arranjos e produção musical: Rael e Nave

Bateria eletrônica e teclado: Nave

Baixo: Rael

Voz Rael gravada no estúdio a Horta por Rael e Nave

5. “Na Minha”, ft. Marina Sena

Intérpretes: Rael e Marina Sena 

Participação especial: Marina Sena

Letra: Rael e Marina Sena

Composição: Rael, Nave e Marina Sena

Arranjos e produção musical: Rael e Nave

Bateria eletrônica e teclado: Nave

Guitarra: Bruno Dupre

Voz Rael gravado no estúdio Horta por Rael e Nave

Voz Marina Sena gravado no Lab Estúdio por Xerife

6. “Suave”

Intérprete: Rael 

Produção musical: Los Brasileros e Rael

Arranjos: Los Brasileros

Letra: Rael

Composição: Rael e Los Brasileiros

Arranjos e produção musical: Los Brasileros

Violão: Vitão

Bateria eletrônica: Pedro Dash

Teclado: Danilo Valbusa

Efeitos eletrônicos: Marcelinho Ferraz

Voz Rael gravado em estúdio Horta por Rael

7. “Outro Nível”, ft. Ivete Sangalo

Intérpretes: Rael e Ivete Sangalo

Participações especiais: Ivete Sangalo e Gabriel do Borel 

Letra: Rael, Rafa Chagas e Pierrot Junior

Composição: Rael, Gabriel do Borel, Iuri Rio Branco, Pedro Malcher, Rafa Chagas e Pierrot Junior

Arranjos e produção musical: Iuri Rio Branco, Gabriel do Borel e Pedro Malcher

Programação, synth bass, piano e beats: Iuri Rio Branco

Teclados e synth bass: Pedro Malcher

Programações: Gabriel do Borel

Voz Rael gravado no estúdio Horta por Rael

Voz Ivete Sangalo gravada por Beto Neves

8. “Saudade de Lascar”, ft. Mestrinho

Intérprete: Rael

Participação especial: Mestrinho 

Letra: Rael

Composição: Rael e Nave

Produção musical: Rael e Nave

Arranjos e baixo: Rael

Arranjo de sanfona: Mestrinho

Bateria eletrônica: Rael e Nave

Sanfona: Mestrinho 

Guitarra: Bruno Dupre

Voz Rael gravada no estúdio Horta por Rael e Nave

9. “Meu Iô Iô”, ft. Luedji Luna

Intérpretes: Rael e Luedji Luna

Participação especial: Luedji Luna

Letra: Rael e Luedji Luna

Composição: Rael, Luedji Luna, Nave e Bruno Dupre

Arranjos e produção musical: Rael e Nave

Bateria eletrônica: Nave

Teclados: Herbert Medeiros

Baixo: Dudinha

Percussão: Kadu Silva

Voz Rael, bateria eletrônica, teclado e baixo gravados no estúdio Horta por Rael e Nave

Voz Luedji Luna gravada no Lab Estúdio por Tofu Valsechi

10. “Na Minha Cabeça”, ft. Mestrinho

Intérpretes: Rael 

Participação especial: Mestrinho

Letra: Rael

Composição: Rael

Produção musical: Rael e Bruno Dupre

Arranjos: Rael

Arranjo de sanfona: Mestrinho

Bateria eletrônica, baixo e guitarra: Bruno Dupre

Sanfona: Mestrinho

Voz Rael, bateria eletrônica, baixo e guitarra gravados no estúdio Horta por Rael e Nave

11.  “Vibe”, ft. Ludmilla

Intérpretes: Rael e Ludmilla

Participação especial: Ludmilla 

Letra: Rael, Ludmilla, Nairo, Carolzinha, Rafa Chagas e Pierrot Junior

Composição: Rael, Ludmilla, Nairo, Carolzinha, Rafa Chagas, Pierrot Junior e Nave

Arranjos e produção musical: Nave 

Bateria eletrônica, baixo e teclado: Nave

Voz Rael, bateria eletrônica, baixo e teclado gravados no estúdio Horta por Rael e Nave

Voz Ludmilla gravada no Ajaxx por Ajaxx

12. “Chá de Lírio”

Intérprete: Rael 

Letra: Rael

Composição: Rael, Nave e Fejuca

Arranjos e produção musical: Nave e Fejuca

Bateria eletrônica: Nave

Violão e baixo: Fejuca

Coro: Camila de Alexandre e Luiza de Alexandre

Teclado: Herbert Medeiros

Voz Rael gravada no estúdio Horta por Rael e Nave

13. “Me Deparei Com a Lua”, ft. Tropkillaz

Intérprete: Rael 

Participação especial: Tropkillaz

Letra: Rael

Composição: Rael e Tropkillaz

Produção musical: Tropkillaz e Rael

Arranjos, teclado, bateria, baixo, guitarra: Zegon e Laudz (Tropkillaz)

Mixagem: Davi Marroquino

Voz Rael gravada no estúdio Horta por Rael e Nave

14. “Até o Sol Raiar”

Intérprete: Rael 

Letra: Rael

Produção musical: Rael e Nave

Arranjos: Rael

Bateria eletrônica: Nave e Rael

Baixo: Dudinha

Teclados: Herbert Medeiros e Rael

Voz Rael gravada no estúdio Horta por Rael e Nave

Dani Pampuri mixou e masterizou todas as músicas (exceto ‘’Me Deparei com a Lua’’, tendo apenas mixado esta). Dani atuou como engenheiro de som no álbum Cowboy Carter, de Beyoncé, vencedor na categoria ‘’Álbum do Ano’’ no GRAMMY 2025. 

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