MERCADÃO E INSTITUTO UNIDOWN UNEM PAIS E FILHOS EM AULA DE GASTRONOMIA INCLUSIVA

Da Redação - editorias.obilhetedanoticia@gmail.com - @noticias.emcartaz

No próximo sábado, 16 de agosto, o Mercado Municipal Paulistano, o Mercadão, recebe uma aula especial de gastronomia afetiva voltada a pais de filhos com síndrome de Down. A ação gratuita é resultado da parceria entre a Mercado SP e o Instituto UniDown, em comemoração ao Dias dos Pais, e acontece das 13h às 15h, no Espaço de Gastronomia e Cultura do Mercadão. 

Conduzida pelo Chef Carlos Ribeiro, da Casa Mocca – Cozinha Afetiva, a aula terá como proposta estimular a conexão entre pais e filhos através do preparo conjunto de receitas. A experiência contará também com uma degustação ao final do evento para os participantes. 

“É emocionante ver o Mercadão ser palco de encontros tão significativos. A já longeva parceria com o Instituto UniDown reforça nosso compromisso em valorizar a diversidade e transformar a gastronomia em ferramenta de inclusão e afeto”, afirma Aldo Bonametti, CEO da Mercado SP. 

Para Márcio Berti, fundador do Instituto UniDown, a atividade vai além da técnica culinária. “No mês dos pais, nada melhor do que uma deliciosa aula de gastronomia para reconhecer e valorizar o amor paterno, fundamental para o bem-estar emocional da criança com síndrome de Down, fortalecendo seus vínculos afetivos e autoestima. Além de mostrar a habilidade deles em criar pratos maravilhosos.” 

“Será uma aula inspiradora para os pais e seus filhos com síndrome de Down, principalmente com o preparo sendo realizado a quatro mãos. Um momento único de criação de conexões que serão reverberadas por toda uma vida”, completa o chef Carlos Ribeiro. 

Inscrições 

As vagas são limitadas e exclusivas para pessoas com síndrome de Down acima de 14 anos. As inscrições devem ser feitas pelo WhatsApp: (11) 99257-7352. Após confirmação, o aluno receberá uma senha de participação. 

Mais Informações: 

Evento: Aula de Gastronomia Afetiva | Especial Mês dos Pais 

Data: 16 de agosto de 2025 (sábado) 

Horário: Das 13h às 15h 

Local: Espaço de Gastronomia e Cultura do Mercadão de São Paulo 

Inscrições: WhatsApp (11) 99257-7352 (vagas limitadas) 

Atividade gratuita. 

Sobre o Instituto Unidown 

O Instituto UniDown, fundado por Márcio Berti em 2006, foi pioneiro ao criar a primeira escola de gastronomia para pessoas com síndrome de Down, com o objetivo de capacitá-las para o mercado de trabalho e promover sua autonomia e independência. Hoje, após 18 anos de experiência em programas sociais, oferece de forma gratuita mais de 10 atividades e cursos para pessoas com síndrome de Down. Além da capacitação profissional, o instituto desenvolve iniciativas voltadas à inclusão social, cultura e lazer, reforçando seu compromisso com a construção de uma sociedade mais acessível e igualitária. 

Sobre a Mercado SP SPE S.A      

Desde 2021, a Mercado SP SPE S.A - Mercado SP é a concessionária responsável pela administração do Mercado Municipal Paulistano (Mercadão) e do Mercado Kinjo Yamato pelo prazo de 25 anos. A concessão envolve a operação, manutenção, reforma, restauro e exploração de ambos os mercados, com a missão de revitalizar os espaços, os mais importantes pontos turísticos da cidade de São Paulo, oferecendo uma experiência única em gastronomia, cultura e história, a partir de uma gestão eficiente, transparente, inovadora e ética, com resultados sustentáveis.        

Sobre o Mercado Municipal Paulistano (Mercadão)       

Inaugurado em 25 de janeiro de 1933, dia e mês do aniversário da cidade de São Paulo, o Mercado Municipal Paulistano foi projetado pelo arquiteto Felisberto Ranzini, do escritório de arquitetura de Ramos de Azevedo e se tornou um dos principais pontos turísticos da cidade e um entreposto comercial importante para o centro histórico expandido da capital paulista, que atrai visitantes do Brasil e do mundo. Em 2004, o prédio foi tombado pelo patrimônio histórico. Desde 2021 sob concessão da Mercado SP SPE, o objetivo é tornar o Mercadão a maior experiência gastronômica do mundo.       

Sobre o Mercado Municipal Kinjo Yamato      

Inaugurado em 1936, quando ainda era chamado de Mercado Municipal da Cantareira, passou a se chamar Kinjo Yamato em homenagem a um dos pioneiros da imigração japonesa no Brasil, na celebração dos 80 anos da chegada dos nipônicos ao país, em 1988. Desde setembro de 2021 sob concessão da Mercado SP SPE, o objetivo é reapresentar o Kinjo Yamato, o hortifruti mais charmoso da cidade. Localizado no centro histórico expandido de São Paulo, o Kinjo Yamato é um dos primeiros mercados públicos da cidade, concebido como um espaço especializado em hortifruti, inicialmente a céu aberto. Ainda nos anos 1930, recebeu, como doação, uma cobertura metálica vinda da Escócia que seria utilizada em uma estação de trem do Anhangabaú. A cobertura foi tombada pelo patrimônio histórico.      

Comentários