TEATRO SÉRGIO CARDOSO APRESENTA O PRIMO BASÍLIO, CLÁSSICO DE EÇA DE QUEIRÓS, COM ROBERTO CORDOVANI NO ELENCO

Da Redação - editorias.obilhetedanoticia@gmail.com - @noticias.emcartaz

No dia 26 de agosto, terça-feira, às 19 horas, o Teatro Sérgio Cardoso, espaço da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerido pela Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA), recebe a montagem de O Primo Basílio, realizada pela Chafariz Cia de Teatro e Cordovani Produções Artísticas. Baseado no romance realista de Eça de Queirós, publicado em 1878, o espetáculo mergulha em um retrato crítico da sociedade burguesa de Lisboa do século XIX, explorando intriga, paixão e traição com intensidade dramática e refinamento estético.

Na trama, Luísa, casada com o engenheiro Jorge, leva uma vida confortável e tranquila, exceto pela presença incômoda da criada Juliana, mantida na casa por insistência do marido. Tudo muda quando seu primo Basílio retorna à cidade durante uma longa viagem de Jorge. O reencontro desperta um caso extraconjugal, que acaba descoberto por Juliana. De posse das cartas trocadas entre os amantes, a criada inicia uma chantagem implacável, revertendo anos de submissão em poder absoluto. Culpa, medo e privações se misturam em um jogo de manipulação que ameaça a reputação e a própria vida de Luísa.

A encenação, assinada por Roberto Cordovani e Solange Rivas, recria o ambiente do século XIX com 21 figurinos que vieram da Europa. No elenco, Cordovani interpreta Juliana, Arnaldo Silva vive Basílio e Jorge, Beatriz Campos é Luísa, João Lucca interpreta Sebastião e Solange Rivas dá vida a Tia Vitória.

Elenco
Roberto Cordovani – Juliana
Arnaldo Silva – Basílio e Jorge
Beatriz Campos – Luísa
João Lucca – Sebastião
Solange Rivas – Tia Vitória

Ficha Técnica
Iluminação e trilha sonora: Roberto Cordovani
Mixagem: João Lucca (gravada no Estúdio Apiário, Botucatu)
Vozes off: Arnaldo Silva, Beatriz Campos, Roberto Cordovani, João Lucca e Mariel
Música: Tema Arnaldo Silva
Letra: Solange Rivas
Figurinos: Roberto Cordovani, Dior e Cia Internacional de Repertório Arte Livre
Restauração de figurinos: Bette Costa
Direção de palco e operação de som e luz: Victor Rodrigues
Fotos: Thiago Cardinalli e Ricardo Romero
Vídeos: André Talamonte
Criação e concepção: Roberto Cordovani e Solange Rivas
Produção local: Creuza Borges

Mais Informações:
O Primo Basílio
Data: 05 de setembro, terça-feira, às 19 horas
Ingressos: Gratuito | Retirada na bilheteria 1h antes da sessão
Duração: 75 minutos
Classificação etária: 12 anos
Local: Teatro Sérgio Cardoso – Sala Paschoal Carlos Magno | Rua Rui Barbosa, 153 – Bela Vista, São Paulo/SP
Capacidade: 143 lugares + 6 espaços de cadeirantes
Bilheteria: Aberta nos dias de espetáculos, das 14h até o horário da atração.
Contato bilheteria: (11) 3288-0136

Sobre o Teatro Sérgio Cardoso
Localizado no boêmio bairro paulistano do Bixiga, o Teatro Sérgio Cardoso mantém a tradição e a relevância conquistada em mais de 40 anos de atuação na capital paulista. Palco de espetáculos musicais, dança e peças de teatro, o equipamento é um dos últimos grandes teatros de rua da capital, e foi fundamental  nos dois anos de pandemia, quando abriu as portas, a partir de rígidos protocolos de saúde. 

Composto por duas salas de espetáculo, quatro dedicadas a ensaios, além de uma sala de captação e transmissão, o Teatro tem capacidade para abrigar 827 pessoas na sala Nydia Licia, 149 na sala Paschoal Carlos Magno, além de apresentações e aulas de dança no hall do teatro.

Sobre a Amigos da Arte
A Associação Paulista dos Amigos da Arte é uma Organização Social de Cultura que trabalha em parceria com o Governo do Estado de São Paulo desde 2004. Música, literatura, dança, teatro, circo e atividades de artes integradas fazem parte da atuação da Amigos da Arte, que tem como objetivo fomentar a produção cultural por meio de festivais, programas continuados e da gestão de equipamentos culturais públicos. Em seus 20 anos de atuação, a Organização desenvolveu mais de 70 mil ações que impactaram mais de 30 milhões de pessoas.

Comentários