EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA CELEBRA OS 28 ANOS DA ASSOCIAÇÃO VIVA E DEIXE VIVER NO CONJUNTO NACIONAL
Da Redação - editorias.obilhetedanoticia@gmail.com - @noticias.emcartaz
Ao longo dos últimos 28 anos, a Associação Viva e Deixe Viver vem transformando a realidade de crianças e adolescentes por meio da contação de histórias em hospitais e escolas. Para celebrar esse marco, a organização realiza de 30 de setembro a 29 de outubro, no Conjunto Nacional, em São Paulo (SP), a exposição “A Foto da História – A melhor história é aquela que se aprende contando”, que mostrará ao público o trabalho realizado pelos mais de 600 voluntários repleto de afeto, acolhimento e esperança que beneficiaram somente no ano passado mais de 110 mil pessoas, incluindo crianças, famílias e profissionais da saúde e da educação.
A mostra reúne imagens assinadas pelos fotógrafos Gustavo Scatena, Kaype Abreu, Vanessa Pereira, Luiza Kaneshiro e Anderson Steve, entre outros, com um registro humano e sensível da atuação dos voluntários da organização em diferentes instituições de saúde e escolas. “A exposição é resultado de um projeto criado no ano passado para fomentar o voluntariado e homenagear o Dia Mundial da Fotografia. Um verdadeiro convite para que o público conheça, por meio da fotografia, a importância do voluntariado e da arte de contar histórias como caminho de humanização em ambientes hospitalares e escolares e de fomento à leitura”, comenta Valdir Cimino, fundador da associação.
Atualmente a Viva e Deixe Viver conta com mais de 600 voluntários, que atuam em 89 hospitais distribuídos em 11 praças: capital, Baixada Santista, Litoral Norte, Marília, Campinas e Holambra, no estado de São Paulo, Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e Salvador. Somente em 2024, os voluntários realizaram mais de 5,6 mil intervenções em hospitais, impactando cerca de 44 mil crianças e adolescentes hospitalizados.
Além de proporcionar bem-estar e alegria aos pacientes, a contação de histórias sensibilizou mais de 41 mil pais e 8 mil profissionais da saúde. Um dado expressivo é o registro de mais de 12 mil livros lidos nos ambientes hospitalares. Já no âmbito da educação, os voluntários estiveram em 21 escolas públicas de São Paulo, Holambra e Brasília, onde as atividades alcançaram 22,8 mil crianças.
“A mostra celebra os 28 anos de atuação da Viva e Deixe Viver, proporcionando esperança e sorrisos para jovens e familiares que enfrentam momentos tão difíceis. Para nós é uma grande alegria trazer essa exposição para o Conjunto Nacional, um espaço tão importante para a cidade de São Paulo e que permitirá que o público veja a importância do trabalho que realizamos", finaliza Cimino.
Projeto “A Foto da História” - Criado em 2024, o projeto “A Foto da História” foi uma parceria entre a Viva e Deixe Viver a Atados, plataforma online que conecta pessoas às oportunidades de voluntariado. Juntos, convocaram fotógrafos, em um movimento simultâneo (MOB), para clicar os voluntários da associação contando histórias nos hospitais e escolas localizados nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Bahia, Rio Grande do Sul, além do Distrito Federal.
As fotos foram registradas no dia 19 de agosto de 2024, no Dia Mundial da Fotografia. A iniciativa contou ainda com o apoio da Associação de Repórteres Fotográficos e Cinematográficos no Estado de SP (ARFOC-SP), responsável pela escolha e seleção dos fotógrafos, assim como a curadoria das fotos para divulgação nas redes sociais, exposição e impressão.
Dentre os hospitais e escolas que participaram do projeto, estão a Escola Municipal Rural em Holambra, Hospital de Pediatria Helena Moura em Recife, Hospital Quinta D’or no Rio de Janeiro, Hospital Geral Roberto Santos e Obras Sociais Irmã Dulce em Salvador, Hospital Guilherme Álvaro em Santos, Hospital Infantil Darcy Vargas e Sabará Hospital Infantil em São Paulo, entre outros.
Mais Informações:
Exposição: “A Foto da História - A melhor história é aquela que se aprende contando"
Data: 30 de setembro a 29 de outubro
Local: Conjunto Nacional - Avenida Paulista, 2073 - Consolação - São Paulo - SP
Mais informações: https://www.vivaedeixeviver.org.br/
Gratuito
Sobre a Associação Viva e Deixe Viver
Fundada em 1997 pelo paulistano Valdir Cimino, a Associação Viva e Deixe Viver é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) pioneira em diversas frentes e políticas públicas. Por meio da arte de contar histórias, forma cidadãos conscientes da importância do acolhimento e de elevar o bem-estar coletivo, a partir de valores humanos como empatia, ética e afeto. A entidade também é referência em educação e cultura, por meio da promoção de atividades de ensino continuado. Nesse sentido, conta com o canal Viva e Eduque, espaço criado para a difusão cultural, educacional e gestão do bem-estar para toda a sociedade. Hoje, além dos 601 fazedores e contadores de histórias voluntários, que visitam regularmente 89 hospitais espalhados pelo Brasil, a Associação conta com o apoio das empresas Invillia, Everymind, Rede D`Or, Pfizer, Perfetti Van Melle, Instituto Helena Florisbal, Instituto PENSI, além da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura.
Comentários
Postar um comentário