NOVA EXPOSIÇÃO DO MUSEU DAS FAVELAS CELEBRA O CENTENÁRIO DE FRANTZ FANON
Da Redação - editorias.obilhetedanoticia@gmail.com - @noticias.emcartaz
O Museu das Favelas, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, sob gestão do idg - Instituto de Desenvolvimento e Gestão, já tem data marcada para a chegada da sua nova exposição. Após o sucesso de público de ‘Racionais MC’s: O Quinto Elemento’, que saiu de cartaz no dia 28 de setembro, Imaginação Radical: 100 anos de Frantz Fanon estreia em 25 de novembro para celebrar o centenário do nascimento de um dos pensadores mais importantes do século XX. A data marca os três anos da instituição.
Com direção artística e curadoria de Thais de Menezes, e curadoria institucional de Jairo Malta, a mostra reúne mais de 130 obras artísticas, evidenciando como o pensamento de Frantz Fanon permanece atual, influenciando a história da arte no Brasil e no mundo, gerações de ativistas, artistas e intelectuais, projetando horizontes de luta, sonho e reexistência a partir de uma imaginação radical como força de transformação.
De acordo com Thais Menezes, idealizadora da proposta curatorial, a exposição está estruturada em quatro eixos poéticos que articulam fronteiras geográficas e simbólicas, investigando as narrativas contracoloniais produzidas em iconografias contemporâneas de territórios conectados ao legado fanoniano. "Ao mobilizar um espaço de insurgência estética e política a mostra mobiliza pensamentos periféricos em torno da radicalidade da imaginação impressa em corpos que se movem em direção a caminhos de libertação."
Para Natália Cunha, diretora do Museu das Favelas, a exposição reforça o posicionamento institucional como um espaço de reflexão e produção crítica: “Para Fanon, os povos historicamente marginalizados precisam narrar a si mesmos para resgatar a humanidade, a dignidade e o protagonismo. Essa visão de mundo se conecta diretamente com os nossos princípios. É um convite para reimaginar o mundo a partir das tecnologias sociais e ancestrais das favelas. Realizar essa inauguração durante o Mês da Consciência Negra e do aniversário do Museu tem um significado ainda mais forte para todos nós. A mostra não é uma tradução literal da obra de Frantz Fanon, mas, sim, uma grande homenagem a sua obra e uma reverberação do seu legado sob diferentes perspectivas”.
Participam da exposição, artistas brasileiros, refugiados, despatrializados e de outras nacionalidades, tais como Colômbia, Argélia, Angola, Marrocos, Bolívia, Venezuela e Espanha. São 40 pessoas artistas convidadas, entre os destaques, estão Dalton Paula, Bruno Baptistelli, Rebeca Carapiá, JX, Juliana dos Santos, Nenesurreal, Tau Luna e Mayara Amaral.
Ricardo Piquet, diretor-geral do idg, explica que Imaginação Radical: 100 anos de Frantz Fanon marca o início do processo de internacionalização do Museu das Favelas. “Estamos planejando iniciativas em parceria com instituições internacionais, em especial de países que também compõem a América Latina. Essas articulações têm por objetivo promover reflexões e soluções para problemas globais, a partir da arte e da cultura, possibilitando proposições para pensarmos o futuro das cidades. Além disso, por meio do intercâmbio cultural, levamos a arte periférica para o mundo, contando ainda com a participação de nomes consagrados no Brasil e no exterior. Dar visibilidade a esse projeto é motivo de muito orgulho: ele nasceu de uma pesquisa realizada pela diretora artística Thais de Menezes, tornou-se um sonho coletivo, idealizado por muitas mãos, e agora ganha vida”, comenta.
A expectativa da organização é receber mais de 80 mil visitantes até o término da exposição, prevista para 24 de maio de 2026. O Museu das Favelas está localizado no Largo Páteo do Colégio, no Centro Histórico de São Paulo, e funciona de terça a domingo, das 10 às 17 horas, com permanência até às 18 horas. A entrada é gratuita.
Mais Informações:
Exposição Imaginação Radical: 100 anos de Frantz Fanon, no Museu das Favelas
Local: Largo Páteo do Colégio, 148 - Centro Histórico de São Paulo - SP
Entrada Gratuita, de terça a domingo, das 10h às 17h
É necessário a retirada de ingresso antecipado no sympla ou na recepção, sujeito a lotação.
Visitas mediadas devem ser realizadas por meio de plataforma de agendamento.
Em cartaz: 25 de novembro de 2025 até 24 de maio de 2026
Acesse: museudasfavelas.org.br.
SOBRE O MUSEU DAS FAVELAS
O Museu das Favelas é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerida pela organização social idg – Instituto de Desenvolvimento e Gestão. Possui a missão de conectar e garantir o protagonismo das múltiplas favelas brasileiras, preservando suas memórias e potencializando suas produções culturais por meio de exposições, programações, ações educativas, pesquisa e difusão de informação.
Inaugurado em novembro de 2022, no Palácio dos Campos Elíseos, o Museu reabriu no Centro Histórico de São Paulo em dezembro de 2024, com a exposição de longa duração ‘Sobre Vivências’.
Através de sua relevância cultural, o Museu das Favelas recebeu o Selo de Igualdade Racial 2024, que destaca iniciativas que promovem a equidade racial e a diversidade no mercado de trabalho. Também foi premiado pela APCA 2024, na categoria Música Popular – Projetos Especiais, com a exposição ‘Racionais MC’s: O Quinto Elemento’, sendo também eleita pelo Portal Pepper como a Melhor Exposição do Ano.
Em 2025, por meio da Lei de Incentivo à Cultura - Lei Rouanet, o Museu tem a Meta como mantenedora, patrocínios da EDP e do Itaú, apoio da EY e SulAmérica, cooperação da Unesco e parceria institucional da CUFA – Central Única das Favelas.
Localizado no Largo Páteo do Colégio, nº 148, o Museu das Favelas possui entrada gratuita, funcionando de terça a domingo, das 10h às 17h. Saiba mais em: museudasfavelas.org.br.



Comentários
Postar um comentário