SP CRIATIVA: DICAS CULTURAIS PARA EXPLORAR MUSEUS, CENTROS E ESPAÇOS ALTERNATIVOS NA CAPITAL
Da Redação - editorias.obilhetedanoticia@gmail.com - @noticias.emcartaz
São Paulo vive uma fase vibrante no circuito das artes visuais, com exposições que cruzam geografias, temporalidades e novas formas de olhar o mundo. Para quem quer aproveitar o melhor da programação cultural da cidade, a professora Cristina Susigan, do curso de Artes Visuais da Faculdade Santa Marcelina, indica os eventos que combinam reflexão, descoberta e lazer.Um dos pontos altos da temporada é a exposição “O Poder de Minhas Mãos”, no Sesc Pompeia, parte da temporada França-Brasil. A mostra reúne 25 artistas mulheres, com forte presença de criadoras da diáspora africana, e oferece um panorama potente sobre práticas contemporâneas que deslocam o olhar para além do eixo eurocêntrico. “É uma mostra que soma por apresentar artistas da diáspora do continente africano, possibilitando um novo olhar do mundo e dos nossos referenciais eurocêntricos. É um tema onde concentro minhas pesquisas acadêmicas.”, afirma Susigan.
Também integrada à temporada França-Brasil, a exposição “A Terra, o fogo, a água e os ventos – Por um Museu de Errância com Édouard Glissant”, no Instituto Tomie Ohtake, parte do livro “A Poética da Relação” para reunir obras de mais de 30 artistas das Américas, Caribe, África, Europa e Ásia. “A exposição amplia o pensamento crítico e o nosso olhar. É uma abordagem importante para deslocar o olhar para além do campo eurocêntrico”, explica.
Outro destaque é “Di Cavalcanti: militante, boêmio, brasileiro”, no MAC-USP, que revisita o artista por meio de 115 desenhos do acervo do museu. “A exposição nos apresenta um novo olhar sobre Di Cavalcanti. Dividida em seis módulos, ela desmistifica um artista que achamos conhecer muito, mas percebemos que pouco sabemos”, comenta.
Essas escolhas refletem o próprio método de Susigan ao montar seu itinerário cultural. Para ela, o tema é sempre o primeiro filtro. “Se o assunto é relevante, posso levar para a sala de aula como indicação aos alunos e discussão posterior. As exposições abrem caminhos para reflexões transversais e dialogam com diferentes campos do saber.”
Passeios fora do circuito tradicional
A professora destaca um lugar que tem surpreendido visitantes: Cidade Matarazzo, que recebe a exposição “Re-Selvagem. Natureza Inventada”, da francesa Eva Jospin. A artista cria florestas inteiras utilizando papelão corrugado, em esculturas monumentais que misturam poesia, textura e imponência visual.
“É a primeira vez que a artista expõe no Brasil. Às terças-feiras a entrada é gratuita, mediante reserva”, ressalta. Um ótimo programa para quem gosta de experiências imersivas e pouco convencionais.
Para montar seu roteiro cultural
Segundo Susigan, o segredo de um bom passeio cultural está em deixar que as narrativas das exposições guiadas pela cidade conduzam o olhar. “As temáticas são transversais e interdisciplinares. Cada mostra amplia o conhecimento, desloca pensamentos e ajuda a construir repertório, seja para artistas, estudantes ou qualquer pessoa interessada em compreender o mundo pela arte”, conclui.
Sobre a Faculdade Santa Marcelina
A Faculdade Santa Marcelina é uma instituição mantida pela Associação Santa Marcelina – ASM, fundada em 1º de janeiro de 1915 como entidade filantrópica. Desde o início, os princípios de orientação, formação e educação da juventude foram os alicerces do trabalho das Irmãs Marcelinas. Em São Paulo, as unidades de ensino superior iniciaram seus trabalhos nos bairros de Perdizes, em 1929, e Itaquera, em 1999. Para os estudantes é oferecida toda a infraestrutura necessária para o desenvolvimento intelectual e social, formando profissionais em cursos de Graduação e Pós-Graduação (Lato Sensu). Na unidade Perdizes os cursos oferecidos são: Música, Licenciatura em Música, Artes Visuais, e Moda. Já na unidade Itaquera são oferecidas graduações em Psicologia, Administração, Ciências Contábeis, Enfermagem, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Tecnologia em Radiologia e Tecnologia em Estética e Cosmética. Além disso, há também a opção de cursos na modalidade de ensino a distância, que incluem Administração, Gestão Comercial, Gestão Hospitalar e Gestão de Recursos Humanos.



Comentários
Postar um comentário