O EXPRESSO DE TÓQUIO, DE SEICHO MATSUMOTO, É TEMA DO CLUBE DE LEITURA JHSP + QUATRO CINCO UM DE JANEIRO
Da Redação - editorias.obilhetedanoticia@gmail.com - @noticias.emcartaz
O expresso de Tóquio, do escritor japonês Seichō Matsumoto, é o tema do Clube de Leitura Japan House São Paulo + Quatro Cinco Um de janeiro, que acontece na última quinta-feira do mês, 29, às 19h, via Zoom. Neste bate-papo online e gratuito que marca a 70ª edição do clube, o público conversa com o professor de história da USP e escritor Júlio Pimentel Pinto.Publicado originalmente em 1958 e lançado no Brasil em 2025 pela Todavia, com tradução de Jefferson José Teixeira, O expresso de Tóquio é um marco do romance policial japonês e consolidou seu autor, Seichō Matsumoto, como um mestre do gênero.
A trama tem início em uma praia gelada na baía de Hakata, na ilha de Kyushu, onde dois corpos são encontrados lado a lado. A motivação parece clara: um pacto suicida entre amantes. Mas, para o inspetor Torigai, algo não se encaixa. Um detalhe mínimo — um horário de trem — lança dúvida sobre a versão oficial e abre caminho para uma investigação que atravessará o Japão de ponta a ponta. Com narrativa meticulosa e crítica social, Matsumoto revolucionou o gênero policial ao afastá-lo dos enigmas de salão e aproximá-lo da realidade contemporânea japonesa.
Os participantes do Clube de Leitura Japan House São Paulo + Quatro Cinco Um têm 30% de desconto na compra do livro pelo site da editora Todavia, por meio do cupom JHSP451JAN26. O cupom fica vigente de 04/01/2026 até 31/01/2026 e é válido para 1 uso único por CPF.
Saiba mais e inscreva-se em https://clubedeleitura.japanhousesp.com.br/
Convidado do mês
Júlio Pimentel Pinto é professor no departamento de história da Universidade de São Paulo (USP) e especialista nas relações entre história e ficção. Autor de Uma memória do mundo: ficção, memória e história em Jorge Luis Borges (Estação Liberdade, 1998) e A pista & a razão: uma história fragmentária da narrativa policial (e-galáxia, 2019), sua pesquisa investiga as intersecções entre narrativas históricas e ficcionais, explorando como diferentes gêneros literários dialogam com contextos sociais, políticos e culturais.
Como funciona o Clube de Leitura Japan House São Paulo + Quatro Cinco Um?
Desde sua estreia em 2019, o Clube de Leitura Japan House São Paulo + Quatro Cinco Um recebe grandes profissionais da tradução de literatura japonesa no Brasil, além de autores contemporâneos e leitores dessa literatura, para discutir obras de nomes como Haruki Murakami, Sayaka Murata, Yoko Tawada, Banana Yoshimoto e Yoshiharu Tsuge.
Natasha Barzaghi Geenen, diretora cultural da Japan House São Paulo, e Paulo Werneck, editor da revista Quatro Cinco Um, compartilham a curadoria e a mediação dos encontros, que acontecem sempre na última quinta-feira do mês.
O Clube discute livros de autores japoneses traduzidos diretamente para o português, visando uma cobertura multiplataforma desse universo literário — a parceria entre a revista dos livros e a JHSP traz também uma newsletter editorial mensal com os principais lançamentos no Brasil de livros japoneses ou ligados à cultura japonesa.
No site da Japan House São Paulo há uma página exclusiva que reúne todo o conteúdo compartilhado até aqui. Nela, é possível ter acesso a um compilado de informações sobre todos os títulos já abordados e à agenda dos próximos encontros, além de links para inscrição nas newsletters da Japan House e na newsletter de literatura japonesa da Quatro Cinco Um: https://clubedeleitura.japanhousesp.com.br/
Mais Informações:
Data: quinta-feira, 29/01/2026
Horário: 19h
Modalidade: online e gratuito, via Zoom
Inscrições: https://www.sympla.com.br/evento-online/clube-de-leitura-jhsp-451-o-expresso-de-toquio-janeiro/3249111
Cupom: Participantes do clube têm 30% de desconto na compra do livro pelo site da editora Todavia, por meio do cupom JHSP451JAN26. O cupom fica vigente de 04/01/2026 a 31/01/2026, válido para 1 uso único por CPF.
Parceria com a Japan House São Paulo.



Comentários
Postar um comentário