ESTILO HYGGE | ABCASA FAIR RESPONDE: ORGANIZAÇÃO PROMOVE FELICIDADE? FILOSOFIA DINAMARQUESA GARANTE QUE SIM!

Da Redação - editorias.obilhetedanoticia@gmail.com - @noticias.emcartaz

A busca por casas mais acolhedoras, funcionais e emocionalmente conectadas ao dia a dia ganhou protagonismo na 16ª edição da ABCasa Fair, principal feira de artigos para casa e decoração da América Latina, que segue até o dia 11 de fevereiro no Expo Center Norte (SP), trazendo as principais tendências do setor. Um dos destaques da programação do ABCasa Talks, série de palestras promovidas pela Associação Brasileira de Artigos para Casa, Decoração, Presentes, Utilidades Domésticas, Festas, Flores e Têxtil, foi o painel Hygge: a filosofia que torna o seu lar mais aconchegante”, conduzido por Fernanda Rosati, criadora do Método Hygge Organizer.

“De origem dinamarquesa, o conceito Hygge não tem tradução literal, mas pode ser definido como a capacidade de sentir felicidade nos momentos simples e cotidianos", explica a especialista. Mais do que estética, trata-se de uma filosofia de vida que valoriza conforto, presença, conexão e bem-estar. Conceitos que, segundo Fernanda, têm impacto direto na forma como as pessoas se relacionam com seus lares e, consequentemente, com o consumo.

Com mais de 3 mil casas transformadas em 18 países, Fernanda desenvolveu uma metodologia que une funcionalidade, emoção e propósito, aplicável tanto a residências quanto a projetos comerciais. A inquietação que deu origem ao método surgiu após perceber que um projeto tecnicamente correto não atendia à rotina, hábitos e necessidades emocionais de uma cliente, gerando um sinal de que algo precisava ser revisto.

Durante a palestra, Fernanda apresentou os 10 manifestos hygge, inspirados nos estudos do dinamarquês Meik Wiking, que ajudam a compreender por que a Dinamarca está entre os países mais felizes do mundo. Entre eles, estão a importância da iluminação adequada, que influencia diretamente o humor e o bem-estar; a presença no momento, como forma de diminuir a ansiedade; o valor dos pequenos prazeres diários, como um café apreciado sem pressa; o senso de igualdade; a gratidão nas coisas simples; o conforto físico e emocional dentro do lar; o convívio saudável; e a casa como refúgio sólido.

Para Laila Cadore, expositora da feira e também designer da Lykke, empresa especializada em decoração escandinava, um dos destaques do estilo é o uso de velas como iluminação indireta, trabalhando a sensação de conforto e luzes mais baixas. “Eles acreditam no balanço das chamas, carregando esse conforto do ambiente, pois tudo o que é muito natural traz essa sensação. Por isso, começamos nosso trabalho com velas e evoluímos para luminárias com lâmpadas G9, que são bem clarinhas e se tornam um ponto de luz sem iluminar o espaço inteiro”, explica. 

Organização

Segundo a especialista Fernanda Rosati, a organização é um dos pilares invisíveis da experiência. “Assim como o mar é movido por correntes que não vemos, o que movimenta uma casa também não é visível à primeira vista: a organização. Quando ela não funciona, gera desconexão, estresse e até medo. Quando é pensada para a rotina real, transforma o lar em um lugar de prazer e memória afetiva”, afirmou.

Para Fernanda, colocar as coisas em ordem não deve ser uma regra rígida, mas uma questão de funcionalidade aplicada à vida real. “Antes de organizar, é preciso perguntar: para que isso serve? Como posso tornar isso mais prático no meu dia a dia? Pequenos ajustes fazem toda a diferença na forma como vivemos a nossa casa”, concluiu.

Waldete Albuquerque, 52 anos, visitante do evento, afirma que o bate-papo a ajudou a repensar a forma como organiza e apresenta os ambientes. “Entendi que não se trata só de estética, mas de criar espaços que realmente acolhem e conversam com a rotina das pessoas. O conceito de Hygge traz um olhar muito humano, que faz todo sentido para quem busca um espaço de acolhimento quando chega em casa”, afirma. Já Cayo Benigno, 34 anos, arquiteto do interior de São Paulo, destacou a importância de organizar a casa pensando em si mesmo e não somente em métodos já criados: “Adaptar o espaço em que se vive é, com certeza, um diferencial que facilitaria muito a vida dos brasileiros. É uma prática que precisamos tornar cultural por aqui!", disse. 

A palestra integra a programação do ABCasa Talks, que segue ao longo dos próximos dias da 16ª ABCasa Fair, reunindo especialistas, tendências e reflexões sobre comportamento, consumo e inovação no setor de casa e decoração.

Sobre a ABCasa Fair

Promovida pela Associação Brasileira de Artigos para Casa, Decoração, Presentes e Utilidades Domésticas – ABCasa, a ABCasa Fair é a maior feira B2B do setor na América Latina. O evento reúne profissionais, marcas e lideranças do varejo e atacado em um ambiente de negócios estratégico e inspirador, com foco em inovação, competitividade e sustentabilidade. Consolidada como vitrine de tendências e palco para lançamentos, a feira contempla os principais segmentos do setor casa: decoração, presentes, utilidades domésticas, festas, flores, têxtil e papelaria.

Comentários