CHEF IDOLO GIUSTI LEVARÁ CARNE DE FUMEIRO TÍPICA DO RECÔNCAVO BAIANO PARA BÁRBAROS BBQ
Já conhecido por resgatar ingredientes, receitas e cultura, levará para a 9ª edição do evento, que é open bar e open food, a carne de fumeiro típica de Maragogipe, no Recôncavo Baiano. “É uma homenagem ao ícone no preparo de carne de fumeiro, o Playboy, que infelizmente nos deixou recentemente. Ele era neto de escravos que no início faziam a carne de fumeiro na cidade”, conta Giusti, que fez uma breve imersão com Antônio Conceição, em 2017, quando vivenciou todo o processo, do abate até a finalização. “Farei no método dele, no rústico que eu me identifico demais”, completa.
Além do tradicional preparo da carne, exatamente como é feito na região, o chef também irá construir o moquém, (do tupi antigo moka'ẽ) que é uma grelha de madeira verde usada para defumar carnes e peixes. Com certeza esta estrutura será um diferencial e um atrativo para a estação, bem ao jeito de Giusti, de ser criativo tanto na comida como no visual e apresentação do espaço que trabalha.
Para acompanhar a carne de fumeiro de copa lombo, os visitantes poderão se deliciar com a farofa de farinha de copioba - também natural de Maragogipe -, vinagrete assado com cogumelos da mata atlântica e biri-biri.
Edição sustentável
Ser o primeiro grande evento de churrasco 100% sustentável. É com este objetivo que o chef Idolo Giusti foi convidado pela organização do Bárbaros BBQ para desenvolver, implantar e coordenar um programa de metas sustentáveis. “Não faz mais sentido oferecer qualidade nas estações, nos insumos e na participação de renomados chefs se isso não está alinhado com a sustentabilidade, que faz pensar além do evento em si, em tudo que ele pode gerar”, explica Giusti. “Um evento responsável precisa potencializar benefícios e minimizar impactos. É o que faremos a partir desta edição de forma consciente e organizada”, afirma.
O projeto busca zerar o desperdício de insumos e alimentos, destinar corretamente os excedentes e reciclar resíduos de maneira justa e limpa. “Este evento será o start onde colocaremos muitas iniciativas em prática; a expectativa é que já na última edição deste ano os processos já estejam no automático e que possamos comemorar o 100% sustentável e todos os benefícios para o meio ambiente decorrentes disso”, conta.
Para apresentar os resultados esperados será necessária a colaboração de todos os envolvidos, uma ação conjunta para o bem comum. Assim, fornecedores e parceiros precisarão também ser 100% sustentáveis. A ideia é trabalhar somente com quem tem o mesmo pensamento do Bárbaros em relação à preservação; quem não tem, precisará se adequar.
Na prática, nesta edição haverá reutilização e distribuição de alimentos excedentes já processados, reciclagem e destinação correta dos resíduos gerados, como óleo, plástico, papel, latas de alumínio, vidro e orgânicos, cuja verba será revertida para o Parque Estadual do Juquery, adotado pelo evento, e uso de água de reaproveitamento para limpeza em geral, por exemplo.
Também fazem parte das iniciativas, a alimentação para voluntários da operação “Embarcada”, dia 22 março, realizada no sistema Cantareira e organizada pelo parque, e plantio de mudas e preservação dos recursos hídricos para compensar carbono.
“Estamos alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, por enquanto, mais especificamente com três deles: Fome Zero e Agricultura sustentável, Água potável e saneamento e Consumo e produção responsáveis”, diz o chef.
O evento conta, além da gastronomia, com atrações musicais e espaço kids com monitores, por exemplo, e os ingressos estão à venda pelo www.ingresse.com.
Idolo Giusti
Especializado em culinária mateira, o chef Idolo Giusti aproveitou o isolamento para aprimorar técnicas e, principalmente, aprofundar os estudos sobre o cerrado. Para isso, realizou uma imersão de cerca de um ano e meio na região sul do estado de Minas, da forma que mais gosta: em contato com folhas, plantas, raízes, frutos e cultura da região.
Retomados os eventos, tem participado de grandes festivais de churrasco e feito curadorias, como no Churrascada, sobre assuntos do mato, sempre que possível enfatizando a utilização de ingredientes locais.
Na bagagem, leva participações em programas como “Hell´s kitchen”, do Sbt e “A Batalha – Food Truck”, transmitido pela GNT. Em 2014, o chef subiu o Aconcágua. Pelo projeto ‘Cozinhando nas Alturas’, que surgiu em 2012, o chef foi convidado pela equipe da Mercedes-Benz a cozinhar a bordo do veleiro interoceânico de Mike Horn, famoso explorador e aventureiro sul-africano.
De origem italiana, portuguesa e espanhola, Giusti vem de um berço de ouro em termos culinários. Há um século, seus bisavós e avós, com muita garra e determinação, chegaram ao Brasil e à Serra da Cantareira. Colonizadores, agricultores e fazendeiros, deram origem à história do chef. Com essa predisposição, que está no sangue da família, e experiência somadas à paixão pela comida, o chef cozinha e troca experiências com grandes mestres da gastronomia - de forma profissional há 15 anos, tempo que o permitiu passar por diversas cozinhas no Brasil e Argentina.
Bárbaros BBQ
Data: 04 de março de 2023
Horário: das 13h às 22h
Local: ARCA - Av. Manuel Bandeira, 360 - Vila Leopoldina, São Paulo – SP
Ingressos: www.ingresse.com/barbaros-bbq-sao-paulo-2023
Idolo Giusti - instagram @idolo_giusti
Comentários
Postar um comentário