ESPETÁCULO "O PROFETA LOUCO" ESTREIA EM SÃO PAULO EM CURTA TEMPORADA

Da Redação - editorias.obihetedanoticia@gmail.com - @noticias.emcartaz

O espetáculo “O Profeta Louco”, com realização da Mezanino Produções, chega pela primeira vez a São Paulo para três únicas apresentações, nos dias 21, 22 e 23 de outubro, sempre às 20h, no Teatro Commune (Rua da Consolação, 1218 – ao lado da Estação Higienópolis-Mackenzie).

O texto, escrito pelo dramaturgo e roteirista espanhol Paco Bernal, ganhou tradução inédita no Brasil, com adaptação e direção da encenadora Suzi Martinez. O monólogo é apresentado pelo ator Juliano Passini, que dá vida a um personagem que transita entre a figura de Jesus e a de Manuel, um homem perturbado. O texto, provocador e instigante, traz reflexões profundas e arrebatadoras sobre fé, ironia, humanidade e saúde mental.

Numa pequena capela de mosteiro, Jesus, ainda na cruz, aguarda a noite para descer de seu “posto de trabalho” e descansar. Em seus raros momentos de folga, fala de suas dores, de sua relação com seus pais e sua mãe, de seu amor por Madalena e da “empresa” que o colocou naquele lugar. Aos poucos, outra presença emerge: um homem entupido de psicotrópicos, inquieto, que embaralha as fronteiras entre realidade e delírio. Afinal, estamos diante de um messias ou de um louco?

A montagem une máscaras teatrais, pesquisa corporal e narrativa intensa para provocar no público emoção, riso e reflexão. O cenário se transforma entre capela e sala psiquiátrica, reforçando a dualidade da dramaturgia.

“Desde a primeira leitura, me emociono em vários momentos por conta da força da palavra nesse texto. Tem sido um desafio artístico e uma transformação pessoal gigantesca. Ninguém vai ficar indiferente em relação ao texto”, comenta Juliano Passini.

A diretora Suzi Martinez, amiga do autor Paco Bernal desde 1988, quando cursava artes cênicas em Málaga, na Espanha, destaca a busca por ternura e cumplicidade com o público em seu exercício de adaptação do texto. “É um personagem profundamente sabedor do que é a vida, da generosidade, das ideias revolucionárias, do amor ao próximo e do cooperativismo”, conta.

SINOPSE

Numa pequena capela de mosteiro, Jesus, na cruz, espera que caia a noite para descer do seu “posto de trabalho”. É seu tempo de descanso, os únicos momentos de folga que pode gozar nos mais de dois mil anos de existência. Começa a falar sobre tudo o que o incomoda, das ironias de sua vida, como se tranformou no maior produto de merchandising da história da humanidade, sua relação com seus três pais e sua única mãe, com seu amor, Maria Madalena e sobre a “empresa” que lá o colocou. Por outro lado há “alguém” que o perturba que parece não pertencer àquela realidade, que está inquieto, que quer vir à tona. Qual é a realidade? Tudo não passa de devaneios da mente de um louco? Narrativa instigante sobre a figura de Jesus e saúde mental. Ninguém fica indiferente.

FICHA TÉCNICA

Autor: Paco Bernal

Tradução, adaptação e direção: Suzi Martinez

Elenco: Juliano Passini

Preparação corporal e provocação de movimento: Carlota Albuquerque

Música e dramaturgia sonora: Álvaro Rosa Costa

Cenário: Marcos Fronckowiak

Luz: Maurício Moura

Figurinos e maquiagem: Ajeff Ghenes

Máscara: Samara Barros

Participação especial: Paola Kirst

Identidade visual: MainQuest 

Fotos: Vilmar Carvalho

Vídeo estreia: Júlio Estevan

Vídeo apresentação com acessibilidade: Vitório Beretta 

Mais Informações:

Dias: 21, 22 e 23 de outubro - terça, quarta e quinta

Horário: 20h

Local: Teatro Commune - Rua da Consolação, 1218 (ao lado da Estação Higienópolis-Mackenzie)

Duração: 60 minutos

Classificação etária: 14 anos

Valores: Inteira: R$70,00 - Meia entrada: R$35,00

Ingressos: Sympla

Comentários