MERCADÃO RECEBE FESTIVAL ECOGASTRONÔMICO E CULTURAL DO CAMBUCI & NATIVAS DA MATA ATLÂNTICA
Da Redação - editorias.obilhetedanoticia@gmail.com - @noticias.emcartaz
O Mercado Municipal Paulistano (Mercadão) será palco do Festival Ecogastronômico e Cultural do Cambuci & Nativas da Mata Atlântica nos dias 6 e 7 de dezembro. O evento é gratuito, aberto ao público e celebra 16 anos de tradição, reforçando a importância da biodiversidade brasileira e dos ingredientes nativos na gastronomia paulista.
Durante os dois dias de programação, o público poderá participar de uma verdadeira imersão nos sabores da Mata Atlântica, com degustações e produtos artesanais que valorizam o cambuci e outras frutas nativas. Entre os destaques estarão licores, cachaças, cervejas artesanais, doces, compotas, geleias, antepastos, pães, snacks, sobremesas e diversas criações que reforçam o potencial gastronômico desses ingredientes tradicionais.
O festival também contará com apresentações musicais, com o objetivo de aproximar o público das tradições brasileiras, incentivando o consumo responsável, a sustentabilidade e o reconhecimento das riquezas naturais do país.
“Este evento é uma oportunidade especial para celebrarmos a ecogastronomia e fortalecer a cultura local. Receber o festival no Mercadão reforça nosso compromisso com a valorização dos sabores brasileiros, da biodiversidade e das tradições que fazem parte da identidade de São Paulo”, afirma Aldo Bonametti, CEO da Mercado SP.
Confira a programação completa:
Sábado 06/12
10h - Abertura da Feira de Produtores da Rota do Cambuci
12h - Roda De Conversa Com Chefs: Sabores Da Mata Atlântica (Chef Dennis Fujita – Universidade Anhembi Morumbi – Cambuci e sua diversidade na cozinha; Chef Ana Tomazoni Sabor & Saber Gastronomia; Chef David Faustino – Jango Gastronomia e outros Chefs)
14h – Beth Magini – Oficina Brincando com as Frutas (Palco) Instituto Auá de Empreendedorismo Socioambiental
15h – Oficina Sustenta Serra com a Mazé: Sabores da Mata Atlântica e Sustentabilidade na Sua Mesa
Domingo 07/12
10h - Abertura da Feira de Produtores da Rota do Cambuci Cerimonia de Agradecimentos e Homenageados da Rota do Cambuci
12h – Show da Orquestra de Violeiros de Natividade da Serra
15h – Roda de Choro com o Convidado Especial Luiz Nassif – Tributo a Jacob do Bandolim e homenagem ao Mestre Paulo Vanzolini
Sábado e domingo (6 e 7/12)
Das 10h às 16h - Oficina de zines “Mata Atlântica: frutos, várzeas e bem viver na cidade” - Atividade de educação ambiental com objetivo de produzir e expor zines sobre a biodiversidade da Mata Atlântica, principalmente seus frutos, a história das várzeas do Rio Tamanduateí e os horizontes de bem viver na região metropolitana de São Paulo.
Mais Informações:
Festival Ecogastronômico e Cultural do Cambuci & Nativas da Mata Atlântica
Data: 06 e 07 de dezembro
Local: Mercado Municipal Paulistano – Mercadão
Acesso: Portão 12 – Espaço de Eventos
Sobre a Mercado SP SPE S.A
Desde 2021, a Mercado SP SPE S.A - Mercado SP é a concessionária responsável pela administração do Mercado Municipal Paulistano (Mercadão) e do Mercado Kinjo Yamato pelo prazo de 25 anos. A concessão envolve a operação, manutenção, reforma, restauro e exploração de ambos os mercados, com a missão de revitalizar os espaços, os mais importantes pontos turísticos da cidade de São Paulo, oferecendo uma experiência única em gastronomia, cultura e história, a partir de uma gestão eficiente, transparente, inovadora e ética, com resultados sustentáveis.
Sobre o Mercado Municipal Paulistano (Mercadão)
Inaugurado em 25 de janeiro de 1933, dia e mês do aniversário da cidade de São Paulo, o Mercado Municipal Paulistano foi projetado pelo arquiteto Felisberto Ranzini, do escritório de arquitetura de Ramos de Azevedo e se tornou um dos principais pontos turísticos da cidade e um entreposto comercial importante para o centro histórico expandido da capital paulista, que atrai visitantes do Brasil e do mundo. Em 2004, o prédio foi tombado pelo patrimônio histórico. Desde 2021 sob concessão da Mercado SP SPE, o objetivo é tornar o Mercadão a maior experiência gastronômica do mundo.
Sobre o Mercado Municipal Kinjo Yamato
Inaugurado em 1936, quando ainda era chamado de Mercado Municipal da Cantareira, passou a se chamar Kinjo Yamato em homenagem a um dos pioneiros da imigração japonesa no Brasil, na celebração dos 80 anos da chegada dos nipônicos ao país, em 1988. Desde setembro de 2021 sob concessão da Mercado SP SPE, o objetivo é reapresentar o Kinjo Yamato, o hortifruti mais charmoso da cidade. Localizado no centro histórico expandido de São Paulo, o Kinjo Yamato é um dos primeiros mercados públicos da cidade, concebido como um espaço especializado em hortifruti, inicialmente a céu aberto. Ainda nos anos 1930, recebeu, como doação, uma cobertura metálica vinda da Escócia que seria utilizada em uma estação de trem do Anhangabaú. A cobertura foi tombada pelo patrimônio histórico.



Comentários
Postar um comentário