PEQUENOS AUTORES, GRANDES HISTÓRIAS LANÇA 8ª EDIÇÃO NO CENTRO CULTURAL MONTE AZUL
Da Redação - editorias.obilhetedanoticia@gmail.com - @noticias.emcartaz
O Instituto Fadaris promove no dia 8 de novembro de 2025, no próximo sábado, o lançamento da 8ª edição do livro “Pequenos Autores, Grandes Histórias”, projeto que desperta e nutre o talento literário de crianças e adolescentes por meio da escrita criativa e colaborativa. O evento acontecerá no Centro Cultural Monte Azul (Av. Tomas de Sousa, 552), das 10h às 12h, seguido da Feira Cultural, que oferece uma programação gratuita para convidados.
O livro traz pequenos poemas, narrativas e reflexões sobre temas como emoções, sonhos e o cuidado com a natureza. Os textos são o resultado de oito oficinas ministradas por profissionais do Fadaris entre agosto e setembro.
Nesta nova edição, o lançamento do livro reunirá os jovens autores e seus familiares para uma manhã de autógrafos e um coquetel de celebração. O evento também contará com a presença dos alunos da Escola Estadual Augusto Melega, de Piracicaba, responsáveis pelas ilustrações que dão vida às histórias escritas pelos autores desta edição.
Após a cerimônia, os convidados poderão participar da Feira Cultural no Centro Cultural Monte Azul, que oferece uma programação recheada de oficinas de artesanato, culinária, dança, exposição audiovisual e brincadeiras para as crianças, promovendo o encontro entre arte, educação e convivência comunitária.
Um projeto que transforma histórias em autoestima
Criado pelo Instituto Fadaris – Instituto de Desenvolvimento, Educação e Cidadania, o projeto Pequenos Autores, Grandes Histórias oferece a crianças e adolescentes um espaço de expressão literária e fortalecimento de vínculos sociais. A cada edição, os participantes vivenciam oficinas de escrita criativa, em um ambiente colaborativo que estimula a imaginação, a autonomia e o protagonismo.
O projeto já contou com a participação de estudantes alemães que ilustraram histórias de crianças brasileiras no livro de edição bilíngue de 2023. Com o objetivo de desenvolver as habilidades de escrita e criação literária das crianças, o Pequenos Autores, Grandes Histórias também permite às crianças a possibilidade de ouvirem as histórias que escreveram. Um QR Code no livro leva a uma gravação em que os textos saem do papel e ganham vida na voz de uma locutora.
Ao longo de suas sete edições anteriores, o projeto já envolveu mais de 150 crianças e resultou em mais de mil livros publicados e distribuídos.
“As atividades levam um novo sentido à experiência social da escrita e da leitura, ampliando as trocas culturais entre as crianças. Potencializa as capacidades de pensar, criar e agir, fortalece a autoestima e autonomia, democratizando o acesso a ferramentas de leitura e produção textual de qualidade”, afirma Beatriz Mansberger, fundadora do Instituto Fadaris.
Os dois eventos fazem parte do Plano Anual e sua realização é possível através da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) e conta com patrocínio de Biogen, Edenred e Ticket e CTC. Realização Instituto Fadaris, Ministério da Cultura, Governo Federal.
Mais Informações:
Lançamento do livro “Pequenos Autores, Grandes Histórias”
Quando: 8 de novembro de 2025, sábado
Das 10h às 12h
Onde: Centro Cultural Monte Azul
Av. Tomas de Sousa, 552 – São Paulo
Obs: Evento fechado para os autores e até dois acompanhantes
Feira Cultural – Centro Cultural Monte Azul
Quando: 8 de novembro de 2025, sábado
Das 12h às 15h30
Onde: Centro Cultural Monte Azul
Av. Tomas de Sousa, 552 – São Paulo
Obs: Evento gratuito destinado aos beneficiários do Centro Cultural, mais dois acompanhantes, e aos alunos da Escola Estadual Augusto Melega.
Sobre o Instituto Fadaris
Fundado por Beatriz Mansberger em 2015, o Fadaris – Instituto de Desenvolvimento, Educação e Cidadania atua na formação de indivíduos e comunidades por meio de projetos que unem arte, cultura e cidadania. Suas iniciativas incentivam o protagonismo social, a criatividade e o aprendizado contínuo, contribuindo para o desenvolvimento humano e a inclusão social.



Comentários
Postar um comentário