LIVRO DE CRÔNICAS HISTÓRIAS DA MATEMÁTICA É TEMA DE ENCONTRO ONLINE E GRATUITO COM O MATEMÁTICO E ESCRITOR MARCELO VIANA
Da Redação - editorias.obilhetedanoticia@gmail.com - @noticias.emcartaz
O matemático e diretor-geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) Marcelo Viana é o primeiro convidado do Encontro de Leituras de 2026, realizado na próxima terça-feira, 13, às 19h no Brasil (horário de Brasília) e 22h em Portugal. A conversa gira em torno do seu livro Histórias da matemática: da contagem nos dedos à inteligência artificial, publicado no Brasil pela Tinta-da-China Brasil em 2024 e pela Tinta-da-China em Portugal em outubro de 2025.
O encontro é gratuito e aberto a todos que queiram participar. O evento pode ser acessado com o ID 842 8191 4937 e a senha de acesso 835758. Para participar, basta seguir neste link.
Em Histórias da matemática, o autor reúne crônicas publicadas em sua coluna na Folha de S.Paulo, nas quais apresenta biografias de matemáticos, dilemas históricos, teoremas revolucionários e os debates que moldaram essa ciência. O livro traça um panorama histórico da matemática ao longo dos séculos, conectando descobertas fundamentais às tecnologias contemporâneas.
Reconhecido por sua capacidade de tornar a matemática acessível e interessante ao público geral, Viana combina rigor científico com uma narrativa envolvente que desmistifica conceitos complexos. Em outubro de 2025, o matemático lançou também pela Tinta-da-China Brasil A descoberta dos números que, ilustrado por Rafael Sica, traduz conceitos abstratos da matemática em experiências comuns do cotidiano — mais uma obra que complementa seu trabalho de divulgação científica.
A moderação será feita pela jornalista Isabel Coutinho, responsável pelo Leituras, site do PÚBLICO dedicado aos livros. Já a moderadora brasileira será a jornalista e editora da revista Quatro Cinco Um, crítica de arte e escritora Iara Biderman.
O evento não é transmitido nas redes nem disponibilizado depois. É uma experiência para ser vivida por aqueles que se juntam à sessão. Os melhores momentos são publicados no podcast Encontro de Leituras, disponível no Spotify, Apple Podcasts, SoundCloud e outros aplicativos de áudio.
Sobre o Encontro de Leituras
O Encontro de Leituras resulta da colaboração editorial entre o jornal português PÚBLICO e a revista Quatro Cinco Um, focando em obras literárias disponibilizadas em ambos os países.
Reunindo leitores de língua portuguesa, o Encontro discute romances, ensaios, memórias, literatura de viagem e obras de jornalismo literário na presença de um escritor, editor ou especialista convidado.
Os encontros são gratuitos e acontecem sempre nas segundas terças-feiras de cada mês, às 19h do Brasil e 22h de Portugal.
O evento não é transmitido nas redes sociais, nem disponibilizado depois. É uma experiência para ser vivida por aqueles que se juntam à sessão. Os melhores momentos são depois publicados no podcast Encontro de Leituras, disponível no Spotify, Apple Podcasts, SoundCloud ou outros aplicativos habituais.
A parceria entre a Quatro Cinco Um e o PÚBLICO conta com um espaço editorial fixo nos dois veículos e uma newsletter mensal sobre o trânsito literário e editorial entre os países de língua portuguesa. A editoria especial publica materiais jornalísticos sobre autores do Brasil, Portugal, Angola, Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Guiné Bissau e Timor que tenham sido lançados dos dois lados do oceano. A newsletter mensal traz notas, curiosidades, imagens e informações sobre as novidades das livrarias e os eventos literários em Lisboa, São Paulo, Rio de Janeiro e outras cidades onde se fala português. De vez em quando, na programação de festivais e em outras ocasiões, eventos presenciais são realizados.
Sobre a revista Quatro Cinco Um
Publicada em edição impressa, site, newsletters, podcasts e clubes de leitura, a revista dos livros seleciona e divulga mensalmente cerca de duzentos lançamentos em mais de vinte áreas da produção editorial brasileira.
Em linguagem clara, sem jargões nem hermetismo, os textos são assinados por nomes de destaque da crítica e da cultura. Tendo o pluralismo e a bibliodiversidade como nortes editoriais, a Quatro Cinco Um busca misturar em sua pauta diferentes gerações, sensibilidades e pontos de vista. Projetos editoriais especiais focalizam temas relevantes, tais como cidades, democracia e justiça, literatura infantojuvenil, literatura japonesa, literatura francesa, literatura israelense e livros LGBTQIA+.
Desde 2019, a revista publica o 451 MHz, primeiro podcast da imprensa profissional dedicado exclusivamente a livros. Acreditamos no livro como objeto de transformação individual e coletiva, com base no princípio de que não há sociedade democrática sem ampla circulação de livros.
Sobre a Tinta-da-China Brasil
A Tinta-da-China Brasil foi fundada em 2012, no Rio de Janeiro, por Bárbara Bulhosa, para trazer para o país a excelência da casa fundada em 2005 em Lisboa. Em 2022, a editora brasileira passou para os cuidados da Associação Quatro Cinco Um, em São Paulo, organização sem fins lucrativos voltada para a difusão do livro no Brasil, que deu prosseguimento ao projeto editorial, concentrado nos eixos de literatura, história e ciência, com desvios pelo humor, jornalismo, quadrinhos e crítica literária.
Mais Informações:
Convidado: Marcelo Viana
Data: terça-feira, 13/01/2026
Horário: 19h do Brasil e 22h de Portugal
Modalidade: online e gratuito, via Zoom
Participe: https://us06web.zoom.us/j/84281914937?pwd=bbScBuXJg69a9IYhiPYxM2tmTcmbFZ.1*
ID: 842 8191 4937
Senha de acesso: 835758



Comentários
Postar um comentário