INSTITUTO OLGA KOS REALIZA LANÇAMENTO DO LIVRO "MÃES - ORGULHO DE SER QUEM SOMOS II' COM RELATOS E TRAJETÓRIAS DE MÃES ATÍPICAS

Da Redação - editorias.obilhetedanoticia@gmail.com - @noticias.emcartaz

No próximo dia 24 de fevereiro, o Instituto Olga Kos realiza, em São Paulo, o lançamento do livro “Mães - Orgulho de Ser Quem Somos II”. A obra reúne relatos e imagens que apresentam a trajetória de 61 mães de pessoas com algum tipo de deficiência, evidenciando vivências marcadas pelo cuidado, resiliência e pelo protagonismo feminino.

Para a Dra. Olga Kos, vice-presidente do Instituto, o livro contribui para o protagonismo de mulheres que, muitas vezes, não recebem o devido reconhecimento: “São mães que acumulam funções de cuidadoras, terapeutas, educadoras, mediadoras e, não raro, únicas responsáveis por decisões complexas que impactam diretamente a vida de seus filhos”.

A vice-presidente ainda reforça: “A sobrecarga é constante. Consultas médicas, terapias, adaptações escolares, preocupações financeiras e o medo permanente em relação ao futuro fazem parte do cotidiano dessas mulheres. Assim, este livro é uma homenagem a essas mães que, com suas singularidades, fogem de qualquer tipicidade que a sociedade possa ter”.

O presidente do Instituto Olga Kos, Wolf Kos, complementa dizendo que as histórias contadas no livro podem servir de inspiração para outras famílias, com ou sem pessoas com deficiência: “Estamos contribuindo para que outras famílias compreendam os desafios diários dessas mães. Para aquelas mães e pais de pessoas com deficiência, que possam se inspirar nas histórias para verem que não estão sós e que é possível dar uma vida mais ativa e inclusiva aos seus filhos. Já para os pais que não possuem filhos com algum tipo de deficiência, que possam se humanizar ainda mais e contribuir, com suas ações, para termos uma sociedade mais justa e igualitária.

Com organização de Jamil Chade e apoio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, o livro é fruto do projeto Mães Atípicas, realizado pelo Instituto Olga Kos. O evento de lançamento acontece no dia 24 de fevereiro, das 17h às 20h, na Biblioteca Mário de Andrade. A entrada é gratuita. Para receber o livro, sugerimos a doação de 1kg de alimento não perecível. Um gesto simples que faz toda a diferença.

“Convidamos a todos que queiram conhecer ou apoiar essa causa, que é o da inclusão, a comparecerem ao lançamento. A presença não deixa de ser um apoio a essas mães que, de fato, devem se orgulhar de suas trajetórias”, finaliza Wolf Kos.

Mais Informações:

Título: “Mães – Orgulho de Ser Quem SomosII”

Organização: Jamil Chade

Número de páginas: 256

Concepção e edição: Instituto Olga Kos

Preço: Gratuito

Lançamento do livro: 24 de fevereiro de 2026, das 17h às 20h

Local: Biblioteca Mário de Andrade – Espaço Tula Pilar Ferreira

Endereço: Rua da Consolação, 94 – República, São Paulo.

Sobre o Instituto Olga Kos

Fundado há 18 anos, o Instituto Olga Kos de Inclusão é uma organização sem fins lucrativos, qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. Desenvolve projetos artísticos, esportivos e científicos para atender, crianças, jovens, adultos e idosos com deficiência e abre espaço para pessoas em situação de vulnerabilidade social, proporcionando trocas de experiências e inclusão. Ao traçar sua rota, o OLGA acompanha a trajetória do beneficiário e sua evolução durante a realização das oficinas, adaptando e melhorando as metodologias por intermédio de pesquisas e instrumentos inéditos, como o Indicador de Desenvolvimento Olga Kos (Idok) e o Índice Nacional de Inclusão da Pessoa com Deficiência Olga Kos (Iniok_pcd).


Comentários